Um Sonho de Liberdade

Um Sonho de Liberdade

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Estou numa fase retrô, assistindo a filmes antigos. Agora foi a vez de rever Um Sonho de Liberdade. Deve ter sido a terceira vez. E, obviamente, continua ótimo!

O primeiro ponto que preciso destacar é o elenco. Morgan Freeman e Tim Robbins estão demais! Freeman é sempre ótimo. Robbins está sumido, mas este é, acredito, seu principal filme.

Estreia de Frank Darabont na direção (que depois faria À Espera de Um Milagre), o longa se situa em 1946. Andy Dufresne (Robbins), um bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e do amante dela. Na Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine, ele passa a comer o pão que o diabo amassou. Os anos se passam e a situação não melhora. O único alívio é a amizade, especialmente com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que havia décadas estava na prisão e controla o mercado de escambo da instituição.

Em 1995, o filme recebeu 7 indicações para o Oscar: Filme, Ator – Morgan Freeman, Roteiro Adaptado, Fotografia, Edição, Trilha Sonora Original e Som. É um dos mais injustiçados de todos os tempos: venceu nenhuma categoria! Tudo bem que Tom Hanks e seu Forrest Gump estavam no mesmo ano, assim como Quentin Tarantino e Pulp Fiction. Mas nada?! Acontece.

É interessante como o roteiro (de Frank Darabont e Stephen King, baseado em livro do escritor-celebridade) muda de ritmo. De um ponto em diante, ganha em emoção, quando Andy Dufresne se cansa de ficar na cadeia. Com 2 horas e 20 minutos, passa num piscar de olhos.

Dá até vontade de conhecer Zihuatanejo, do México, onde os dois amigos presos sonham em se encontrar se estiverem livres.





Um Sonho de Liberdade / The Shawshank Redemption


CLASSIFICAÇÃO: DUCA 


Ficha técnica:
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler, Clancy Brown, Gil Bellows, James Whitmore e Jeffrey De Munn
Roteiro: Frank Darabont e Stephen King, baseado em livro de Stephen King
Direção: Frank Darabont
Gênero: Drama
Ano: 1995
Duração: 140 min.

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*