A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1
Rating
Total
Assisti ontem a Amanhecer – Parte 1, o quarto filme da série Crepúsculo. Vou ser direto: os primeiros 75% do filme são chaaaatooooossss. Mas no último quarto a história até dá uma reviravolta, das boas, e cativa o espectador.
Neste pedaço da saga, Bella se casa com o vampiro Edward. E só na cerimônia se vai meia hora de filme. Os dois decidem passar a Lua de Mel no (adivinha!) Brasil. Todo mundo na rua, sambando, dançando, papagaio, periquito, pegação… até chegar em uma ilha (deve ser em Búzios, Angra dos Reis ou cidades afins). Lá os dois, enfim, se preparam para dar um picote. A moça, virgem, até tem de depilar as pernas (“ela não fez isso pro casamento?”, comentou Angelica ao meu lado no cinema). E então lá vão os dois.
Dias depois (aí se foram mais 30 minutos de filme) o vampiro decide que não gostou da brincadeira. Bella fica uma fera (ainda humana, deixe-se claro), não se conforma. Começa a usar roupas sensuais (roooonnnnc, roooonnnncccc – muito sono). O vampiro não resiste. Em seguida a moça descobre que está grávida.
De volta à terra natal deles, ainda é preciso aguentar mais 40 minutos de chatice. Agora o lobisomem Jacob entra de vez em cena. Ele quer dar um pau na vampirada (de novo!). A situação só melhora quando o bebê está prestes a nascer. Aí… (assista).
Este último pedaço é surpreendente. Fica clara a impressão que, como o livro, apenas um filme – não Amanhecer 1 e 2 – seria ótimo. Para ganhar mais dinheiro optou-se por uma hora e quarenta minutos de chatice e meia hora de baitas cenas.
A expectativa é que o melhor tenha ficado para o último episódio. Duvido. Kristen Stewart (Bella) e Robert Pattinson (Edward) parecem que desaprenderam a atuar. Têm feito bons papeis fora da saga Crepúsculo, como The Runaways – Garotas do Rock e Corações Perdidos – ela – e Água para Elefantes e Lembranças – ele. Mas neste Amanhecer vão muito mal. São apáticos o tempo todo. Até o lobisomem Taylor Lautner, que era o melhorzinho nos outros, erra: faz a mesma cara o filme todo, sempre emburrado.
Ah, e preciso dizer: que coisa ridícula o lobisomem tirar a camisa já na primeira cena! Do nada! Barbaridade. O filme virou uma sequência de clichês!
Por outro lado, a maquiagem e os efeitos visuais de Bella grávida (ela já começa magra, como no pôster, e perde ainda mais peso) são incríveis. Salva-se por isso e por causa dos momentos finais.
Confira os posts dos outros filmes da saga:
Lua Nova
Eclipse
A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 / The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Ashley Greene, Bryce Dallas Howard, Peter Facinelli, Jodelle Ferland, Elizabeth Reaser, Kellan Lutz, Catalina Sandino Moreno, Nikki Reed e Jackson Rathbone
Direção: Bill Condon
Gênero: Ficção / Romance
Duração: 135 min.
"Dar um picote"…
Todos são chato gente! O primeiro ainda vá la, já que foi novidade, mas o resto não embala não.
O filme é mesmo muito sem graça, e olha que sou fã da saga! Mas tenho que discordar de você, Danilo: Não achei nada desnecessário o Jacob sem camisa logo de cara… super normal, ué!
Para quem leu o livro, fica claro que a segunda parte será muito melhor! Não havia mesmo necessidade de separar o livro em dois filmes.
Também achei demais a maquiagem e os efeitos da Bela grávida. Apesar de ser chato, acho que o mais bem produzido da saga.
Arrisque, Diana. Pelo menos você vai poder encarar o ultimo sem perder a história toda. O Telecine vai demorar…
Gostei dos anteriores. Mas todo mundo tá falando que esse é mesmo só pra arrecadar e que poderia ser resumido em 30 minutos. Ainda não assisti, mas acho que não vou arriscar. Vou esperar o Telecine.
É isso mesmo. O filme é uma enrolação sem tamanho até pouco mais da metade. Depois engata. Não é nenhum Harry Porter que tem efeitos suficientes para sustentar dois filmes em um livro…
E a carinha repeteco dos atores já está começando a cansar. A melhor parte do filme fica por conta de um bebê!!! Mas tudo bem, quem curte ou simplesmente segue a saga – me encaixo nessa segunda categoria – deve assistir.
… E enquanto isso, eu aqui, vendo O Fantasma da Ópera (o original, de 25, com o Lon Chaney)