Spotlight – Segredos Revelados

Spotlight – Segredos Revelados

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Está certo que sou jornalista, o que pode gerar uma empatia imediata. Mas Spotlight – Segredos Revelados chega ao Oscar para disputar a categoria de melhor filme com toda justiça. É muito bom!

Baseado no trabalho do Boston Globe em 2001, o longa mostra como um grupo de jornalistas escancarou a pedofilia na igreja católica. É uma ode ao jornalismo de qualidade, lembrando muito os filmes da década de 1970, a maioria centrada na era de Richard Nixon, incluindo Todos os Homens do Presidente.

Quatro repórteres especiais do Boston Globe (abaixo) formam o chamado Spotlight, grupo tradicional no periódico com a incumbência de investir a fundo em casos, por longos períodos. A chegada de um novo editor-chefe ao jornal define a próxima pauta. Estava ali, nas páginas do dia a dia, mas ninguém se prestava a parar e pensar sobre cada vez mais padres serem processados por pedofilia.

Nomes como Rachel McAdams, Liev Schreiber, Stanley Tucci e Billy Crudup seguram o filme com categoria. Mas Mark Ruffalo e Michael Keaton dão show. Ruffalo está super falado após seu papel, pois realmente manda muito bem. Keaton nem tanto, talvez pela competência mais constante. Mas ele acerta em todas as cenas.

Uma dificuldade de quem não está no dia a dia jornalístico pode ser a linguagem do filme. Clipping e suíte são dois exemplos de termos que podiam ter sido traduzidos para o português de maneira mais acessível.

O inconformismo de jornalistas contra o arco de proteção da igreja católica, em uma cidade influenciada por bispos e padres, é o que leva o espectador a não tirar os olhos da tela. Não é tarefa fácil, pois poderiam faltar imagens de impacto, já que todos os fatos são do passado e há muito papo nas cenas. Mas o diretor Tom McCarthy e o roteirista Josh Singer resgatam o drama das vítimas em depoimentos e casam isso com uma suspeita de acobertamento dentro da redação. E acertam em cheio.

 

Spotlight – Segredos Revelados / Spotlight 

CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER! 

Ficha técnica: 
Ano: 2016
 
Duração: 128 min.
 
Gênero: Drama
 
Direção: Tom McCarthy
 
Roteiro: Josh Singer
 
Elenco: Michael Keaton, Rachel McAdams, John Slattery, Liev Schreiber, Mark Ruffalo, Stanley Tucci e Billy Crudup

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*