Tio Frank

Tio Frank

Rating

5 out of 5
PARE TUDO E VÁ VER!

Total

5
5 out of 5

DISPONÍVEL NO AMAZON PRIME VIDEO

Em época de pandemia do Coronavírus, sala de cinema é raridade. E aí fica a dúvida de como será o Oscar 2021. Quais os grandes filmes, quem serão indicados às principais categorias? Quem assiste a Tio Frank já pode ter uma boa noção do que virá. Se esse filme não estiver entre os indicados… há algo de errado com os responsáveis pelo maior prêmio da Sétima Arte.

Ambientado na década de 1970, o longa conta a história de Frank (Paul Bettany), professor de uma universidade em Nova York que cresceu em Creekville, cidade do interior da Carolina do Sul. Frank não costuma visitar sua família, mas quando vai se torna a alegria de sua sobrinha adolescente, Beth (Sophia Lillis). Eis que, no início da vida adulta, Beth vira caloura da universidade de trabalho do tio Frank. E, quando o patriarca da família (pai de Frank) morre, ambos saem em viagem de carro até o velório.

O que acontece pouco antes da viagem é definidor do filme. Beth descobre que a sexualidade de Frank é o motivo das poucas visitas à família. Entra em cena, então, Wally (Peter Macdissi), que há 10 anos tem um relacionamento com o professor universitário.

A viagem até Creekville se torna o cenário ideal para que Frank contar à sobrinha sobre o medo que o corrói, revelando um personagem assombrado pelas lembranças e preconceito de seu pai.

É um filme denso, que tem no personagem Wally o escape para a leveza. Paul Bettany tem uma atuação incrível, como Sophia Lillis. Porém, o que Peter Macdissi faz em cena é de um deslumbre total. Seu Wally é o melhor personagem, não ficando apenas como alívio cômico. Ele é sério, interessante, alegre, tudo ao mesmo tempo.

Claro, o trio principal tem no roteiro de Alan Ball (Beleza Americana) sua base. Ball é homossexual e já foi chamado de “uma forte voz (para) a comunidade LGBT”.

Com ótimas atuações, diálogos bem escritos e uma competente direção (também de Allan Ball), Tio Frank é uma das melhores produções da Amazon Prime Video. E será justo se abocanhar prêmios como alguns Oscar.

_____________________________________________________________________________

Tio Frank / Uncle Frank
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Roteiro
: Alan Ball
Elenco: Paul Bettany, Sophia Lillis, Peter Macdissi, Steve Zahn, Judy Greer, Margo Martindale, Stephen Root, Lois Smith, Jane McNeill, Caity Brewer, Hannah Black, Michael Banks Repeta, Burgess Jenkins, Colton Ryan, Britt Rentschler, Christopher Speed, Cole Doman, Voltaire Colin Council
Duração: 95 min.
Ano: 2020
Direção: Alan Ball

Tags: Tio Frank

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*