Zona Verde

Zona Verde

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

Sou fã de Paul Greengrass. É o diretor dos dois últimos Bourne – A Supremacia e O Ultimato. Mas mais do que isso: é o responsável pelos ótimos Domingo Sangrento e United 93. Também sou fã de Matt Damon, de tantas obras bacanas, um cara que raramente faz porcaria (alguém se lembra de uma?). Ah, e de Greg Kinnear, outro ótimo ator. Com os três, o recente Zona Verde, de 2010, se transforma em, no mínimo, uma boa opção.

O filme conta a história real do sargento americano Roy Miller, encarregado de um pelotão que procura armas de destruição em massa no Iraque, nos primeiros dias da ocupação de 2003. Dentro da tal zona verde – a área que a diplomacia dos Estados Unidos comanda, no palácio tomado de Saddam Hussein em Bagdá – tudo é otimismo. Eis que Muller começa a perceber que as tão propaladas armas de destruição em massa não existem no Iraque. E essa pseudo existência motivou a invasão americana.

Miller tenta descobrir a verdade sobre a fonte anônima que tem fornecido ao exército as coordenadas falsas em busca do que não existe – as armas.

Tudo bem, o filme lembra a saga de Bourne – afinal, tem os mesmos diretor e ator (Damon). Mas isso não é ruim! É, sim, bacana. E tem algumas falhas, como um iraquiano que não desgruda do herói e, não convence o motivo, só pensa em ajudá-lo.

Vale muito pela história secundária da jornalista que primeiro publicou matéria afirmando que as armas existiam. Ela errou, e sabe que errou.

Um filme de guerra, mas que não centra na vitória americana. É o inverso. Uma crítica ao País, algo raro de se encontrar por lá. Só pelo contra-ponto já vale o ingresso.

Zona Verde / Green Zone

CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO

Ficha técnica:

Direção: Paul Greengrass
Elenco: Matt Damon, Greg Kinnear, Brendan Gleeson, Jason Isaacs e Amy Ryan
Duração: 105 min
Gênero: ação/guerra
Roteiro: Brian Helgeland, baseado no livro de Rajiv Chandrasekaran
Produção:Tim Bevan, Eric Fellner e Lloyd Levin

Categorias: Ação
Tags: Zona Verde

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*