A Família
Rating
Total
MARIANA DEL CASALLE, ENVIADA ESPECIAL À LOCADORA
É possível ser um ex-mafioso? Giovanni Manzoni, vivido por Robert De Niro em A Família, nos mostra que sim. Já adianto que não é tarefa fácil! A saga da família do gângster começa depois de ele dedurar a máfia e entrar para o programa de proteção à testemunha. Com isso, eles se mudam dos Estados Unidos, passam por alguns lugares e vão parar na Normandia, em uma pacata cidade francesa. Casado com Maggie (Michelle Pfeiffer), pai de Belle (Diana Agron) e Warron (John D’Leo), Manzoni vira Fred Blake, se transformando em um escritor recluso para despistar a vizinhança.
De longe, parece uma família supernormal que poderia protagonizar um belo comercial de margarina. Mas bastam alguns minutos de filme e um zoom para descobrir quem são os Blake. Stanfield (Tommy Lee Jones) é o agente do FBI que vai se desdobrar para mantê-los seguros e comportados, porém, a família não consegue controlar velhos hábitos de resolver as coisas a seu modo. Ali ninguém dá ponto sem nó!
Enquanto eles se adaptam à nova rotina, os líderes da máfia italiana nova-iorquina estão cheios de ódio, querendo vingança a qualquer custo, já que a delação do ex-matador levou o chefão Don Luchesse (Stan Carp) para cadeia.
O filme marca a volta do diretor Luc Besson ao ambiente dos matadores profissionais. No entanto, Besson deixa a desejar por perpassar vários estilos: comédia, drama, ação. A impressão que se tem é de não ser de fato nem uma coisa nem outra – não é de morrer de rir nem de chorar.
A julgar pelas presepadas da família, até vale a pena.
A Família / The Family
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 111 min.
Gênero: Ação/Comédia/Drama
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson e Michael Caleo
Elenco: Anthony Mangano, David Belle, Dianna Agron, Domenick Lombardozzi, Dominic Chianese, Gino Cafarelli, Greg Antonacci, Jon Freda, Joseph Perrino, Michelle Pfeiffer, Paul Borghese, Ricardo Cordero, Robert De Niro, Tommy Lee Jones e Vincent Pastore
Luc Besson é um diretor e roteirista francês. Já está mais do que habituado ao cinema de Holywood, com filmes como O Quinto Elemento e O Profissional. Mas ainda assim é francês. Neste A Família ele consegue uma boa mistura entre os estilos dos países no cinema, pendendo para a terra que o acolheu.
Robert De Niro e Michele Pfeiffer são Giovanni e sua esposa, que, com os dois filhos, se escondem na Normandia após entregar o esquema da máfia em Nova York. Um oficial do FBI, vivido por Tommy Lee Jones, é o encarregado de protege-lo.
É legal a homenagem a Os Bons Companheiros, que passa em uma sessão de cinema. De Niro é o protagonista do filme de Martin Scorsese, que é produtor de A Família.
É um filme que prende. Mas nada como os grandes filmes da máfia nova-iorquina fazem. Afinal, é uma comédia.