A Lavanderia

A Lavanderia

Rating

3 out of 5
VALE O INGRESSO

Total

3
3 out of 5

O melhor termo para definir A Lavanderia é “sarcasmo”. O diretor Steven Soderbergh utiliza esta “ironia cáustica” para trazer ao público uma complicada história de roubalheira que em 2016 foi jogada no ventilador pelos chamados “Panama Papers”.

Antonio Banderas e Gary Oldman aparecem logo de cara trajados de smoking e com martinis nas mãos, dialogando diretamente com o espectador em cenários distintos. Banqueiros, eles anunciam uma história que parece ter final feliz, afinal estão ricos.

Até que surge a personagem de Meryl Streep, uma idosa dona de casa que, depois de perder o marido, quer comprar um apartamento com a herança. Mas perde a oportunidade dos sonhos por causa de milionários oficialmente instalados no Panamá. Ela vê seu dinheiro derreter e decide correr atrás desta empresa. Vira o fio condutor da trama.

A ficção se junta à realidade para contar o caso dos milhões de documentos que vazaram de um escritório de advocacia localizado no Panamá. Por meio deles foi possível comprovar a ação de centenas de empresas e dezenas de países em paraísos fiscais espalhados mundo afora, com o objetivo de economizar com fraudes e evasão fiscal.

Não é um filme simples. É preciso valorizar a criatividade de Soderbergh e do roteirista Scott Z. Burns na tentativa de explicar um tema tão intrincado. A lavagem de dinheiro é denunciada com um estilo para lá de criativo.

David Schwimmer, Sharon Stone, Jeffrey Wright e James Cromwell também aparecem pela tela em participações ora menores ora maiores. É um elenco primoroso. A empresa brasileira Odebrecht surge com destaque no terço final do longa.

A Lavanderia coloca todas as peças em uma máquina de lavar, roda, roda e roda. E no fim entrega uma história com um só viés: mostrar como um falcatrua que parece tão distante afeta tão proximamente pessoas em todo o mundo.

______________________________________________________________________________

A Lavanderia / The Laudromat
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:

Duração: 96 min.
Gênero: Drama
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Antonio Banderas, Gary Oldman, Meryl Streep, David Schwimmer, Sharon Stone, Jeffrey Wright e James Cromwell
Roteiro: Scott Z. Burns
Ano: 2019

Categorias: Drama
Tags: A Lavanderia

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*