Amarga Sinfonia de Auschwitz

Amarga Sinfonia de Auschwitz

Rating

3 out of 5
VALE O INGRESSO

Total

3
3 out of 5

DISPONÍVEL NO NETFLIX

Filmes produzidos para televisão são raros aqui no Brasil. Não nos Estados Unidos. Em 1980, Amarga Sinfonia de Auschwitz foi lançado por lá e teve enorme sucesso. Agora está disponível no Netflix, uma opção das melhores.

Baseado nas memórias de Fania Fénelon, o filme conta a história desta cantora judia que, capturada pelos nazistas, é enviada ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, onde receba a tarefa de tornar realidade um concerto para Joseph Mengele, o chamado Anjo da Morte, médico que fazia experiências com os aprisionados.

Mengele agia especialmente com crianças. Verificava se a cor dos olhos podia ser alterada injetando corantes, operava sem anestesia, infectava gêmeos com tuberculose e tifo. Mas o filme nada disso mostra. Aliás, pouco mostra do sofrimento físico no campo de concentração. Foca, na verdade, no psicológico de Fania e suas companheiras musicistas, que precisam paparicar Mengele e seus asseclas malucos enquanto os demais aprisionados são torturados e mortos.

Vanessa Redgrave interpreta Fania. Ótima! Levou em 1981 o Emmy, prêmio da TV americana, pela interpretação. O longa ainda abocanhou outros três Emmys: Atriz Coadjuvante para Jane Alexander, Roteiro em Minissérie e Especial de Drama.

Curioso que Redgrave causou polêmica com esse papel. A Fania real chegou a criticá-la, sugerindo que Jane Fonda ou Liza Minelli pegassem o papel. Tudo isso porque a atriz tinha uma posição pró-Palestina e era crítica ao sionismo.

O filme poderia ser melhor se abrisse as câmeras para o acontecido fora do prédio que as musicistas eram mantidas prisioneiras. Com duas horas e meia de duração, tem momentos que as situações são repetidas e repetidas. Situações tristes, importantes, mas que não avançam.

Porém, o que fica é uma história relevante, para ser sempre lembrada.

_____________________________________________________________________________

Amarga Sinfonia de Auschwitz / Playing for Time
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:

Duração: 150 min.
Gênero
: Drama
Ano: 1980
Direção: Daniel Mann
Roteiro: Arthur Miller e Fania Fénelon
Elenco: Vanessa Redgrave, Jane Alexander e Maud Adams

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*