Amarga Sinfonia de Auschwitz
Rating
Total
DISPONÍVEL NO NETFLIX
Filmes produzidos para televisão são raros aqui no Brasil. Não nos Estados Unidos. Em 1980, Amarga Sinfonia de Auschwitz foi lançado por lá e teve enorme sucesso. Agora está disponível no Netflix, uma opção das melhores.
Baseado nas memórias de Fania Fénelon, o filme conta a história desta cantora judia que, capturada pelos nazistas, é enviada ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, onde receba a tarefa de tornar realidade um concerto para Joseph Mengele, o chamado Anjo da Morte, médico que fazia experiências com os aprisionados.
Mengele agia especialmente com crianças. Verificava se a cor dos olhos podia ser alterada injetando corantes, operava sem anestesia, infectava gêmeos com tuberculose e tifo. Mas o filme nada disso mostra. Aliás, pouco mostra do sofrimento físico no campo de concentração. Foca, na verdade, no psicológico de Fania e suas companheiras musicistas, que precisam paparicar Mengele e seus asseclas malucos enquanto os demais aprisionados são torturados e mortos.
Vanessa Redgrave interpreta Fania. Ótima! Levou em 1981 o Emmy, prêmio da TV americana, pela interpretação. O longa ainda abocanhou outros três Emmys: Atriz Coadjuvante para Jane Alexander, Roteiro em Minissérie e Especial de Drama.
Curioso que Redgrave causou polêmica com esse papel. A Fania real chegou a criticá-la, sugerindo que Jane Fonda ou Liza Minelli pegassem o papel. Tudo isso porque a atriz tinha uma posição pró-Palestina e era crítica ao sionismo.
O filme poderia ser melhor se abrisse as câmeras para o acontecido fora do prédio que as musicistas eram mantidas prisioneiras. Com duas horas e meia de duração, tem momentos que as situações são repetidas e repetidas. Situações tristes, importantes, mas que não avançam.
Porém, o que fica é uma história relevante, para ser sempre lembrada.
_____________________________________________________________________________
Amarga Sinfonia de Auschwitz / Playing for Time
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Duração: 150 min.
Gênero: Drama
Ano: 1980
Direção: Daniel Mann
Roteiro: Arthur Miller e Fania Fénelon
Elenco: Vanessa Redgrave, Jane Alexander e Maud Adams