Anne Frank – Vidas Paralelas
Rating
Total
DISPONÍVEL NA NETFLIX
O Diário de Anne Frank provavelmente é o mais famoso livro relacionado ao Holocausto. Obrigatório, relata o cativeiro da família Frank no número nº 263 da rua Prinsengracht, em Amsterdã. Eis que a Netflix agora lança o documentário Anne Frank – Vidas Paralelas. E traz a novidade de, junto à história de Anne, relatar como cinco crianças/adolescentes passaram por situações semelhantes, até mesmo no campo de concentração que Anne morreu, Bergen-Belsen.
É uma homenagem pelos 90 anos que a menina completaria, se estivesse viva. Lançado em 11 de novembro de 2019 na Itália, de onde vêm as diretoras Sabina Fedeli e Anna Migotto, só agora chega à Netflix para lançamento mundial.
Annelies Marie Frank viveu por dois anos, junto com a família e agregados, escondida em um anexo secreto de um prédio, onde no andar térreo estava instalado o negócio de seu pai. O filme tem Helen Mirren lendo o diário da menina judia, enquanto cinco senhoras relembram os sofrimentos passados com a perseguição alemã. Há também uma adolescente, interpretada por Gengher Gatti, que caminha pelos pontos que Hellen narra na leitura do diário.
Por incrível que pareça, a falha do documentário está em Helen, que tenta dar poder à leitura, mas por vezes passa do ponto. Fica algo forçado, desnecessariamente Toda o texto é lido dentro do anexo que Anne esteve por dois anos, até ser capturada pelas forças alemãs invasoras da Holanda. Apenas o quarto de Anne tem seu aspecto remontado, já que Otto Frank, pai de Anne, pediu que o anexo não ganhasse “vida” após a morte de toda sua família.
As histórias de Arianna Szorenyl, Helga Weiss, Andra Bucci, Tatiana Bucci e Sarah Lichtsztejn-Montard, que chegou a ver Anne no campo de concentração, são sinceras e valiosas. São filmes assim que mantêm acesa a chama contra o anti-semitismo.
Atrás da encadernação de seu diário, Anne anotou: “seja gentil e tenha coragem”. É o que transcorre da leitura de seu diário. E algo que o filme ressalta.
___________________________________________________________________________
Anne Frank – Vidas Paralelas / #AnneFrank. Parallel Stories
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Anna Migotto e Sabina Fedeli
Elenco: Helen Mirren e Gengher Gatti
Ano: 2020
Gênero: Documentário
Duração: 92 min.