Anticristo

Anticristo

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Lars Von Trier está às voltas com o lançamento de Ninfomaníaca, filme que terá mais de quatro horas. Mais uma vez uma obra sua promete chocar, não pelo tempo, mas pelas cenas explícitas e pelo forte roteiro. “Chocar”, aliás, é a palavra que cabe perfeitamente em Anticristo, filme dele de 2009.

O autor de Dogville, Melancolia, Europa e Manderley disse à época que fez o filme em plena crise de depressão e que “muito do que há na tela tem a ver com os fantasmas que me assombraram durante a doença”. O filme é para lá de polêmico. Mas nem por isso é o seu melhor.

Apesar de uma cena impactante logo de cara, toda em preto e branco, com um menino se jogando da janela de um prédio, Anticristo se arrasta até a metade. Aí, sim, pega fogo.

Entra em cena o feminicídio. Usado há séculos para falar do assassinato de mulheres, o termo foi retomado há poucas décadas por Diana Russel, uma teórica feminista inglesa, que percebeu o significado misógino deste tipo de assassinato. Fala-se de feminicídio para referir-se ao assassinato de uma pessoa por ela ser mulher.

O curioso é que o filme aborda o feminicídio com a revolta da mulher que se acha vítima. Ela acredita ser sacrificada pela humanidade, inclusive por seu marido. E é uma revolta equivocada! Ela é quem causa sofrimento e morte (há pesadas cenas que envolvem facas e órgãos sexuais). Bem, pelo menos para mim… pode ser que alguém ache que a louca protagonista tenha alguma razão.

E o que o feminicídio tem a ver com a criança se jogando pela janela logo no início? Aí é preciso assistir.

Willem Defoe e Charlotte Gainsbourg vivem o casal que perde o filho – eles não têm nomes. Ele é um psicólogo metido a sabichão. Ela é só depressão. Vão para o que chamam de “Éden”, uma casa no campo, onde ele pretende curá-la. E lá (após a metade) é que o filme anima.

Defoe, que tem cara de louco, para mim é o mais “santo” do filme. Só pode ser!

Anticristo / Antichrist 


CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO 


Ficha técnica: 
Ano: 2009
Duração: 109 min.
Gênero: Suspense
Direção: Lars Von Trier
Roteiro: Lars Von Trier
Elenco: Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg

Categorias: Suspense
Tags: Anticristo

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*