Recontagem

Recontagem

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Eleições presidenciais de 2000 nos Estados Unidos. O partido Republicano tem George W. Bush como candidato, enquanto que o partido Democrata aposta suas fichas em Al Gore, vice-presidente nos mandatos de Bill Clinton. A acirrada disputa faz com que tudo se defina no Estado de Flórida, cuja vitória é inicialmente anunciada para Gore, mas depois confirmada para Bush. Começa aí um embate de cerca de um mês para saber realmente quem ganha na Flórida e, assim, nos Estados Unidos.

Claramente pró-democratas, o filme afirma não tomar lado, apenas relatar o ocorrido. Não é inteira verdade, pois os republicanos estão sempre mostrados como, digamos, os que querem vencer a qualquer preço. Mas, no geral, fica claro que os democratas foram, sim, prejudicados.

Mais do que uma briga de lados, Recontagem põe o dedo na ferida da inacreditável possibilidade de fraude no sistema de voto norte-americano.
Não há regra definida para todo o País. Cada Estado tem a sua e, assim, um voto em Al Gore aqui pode significar voto em branco lá. A indefinição é ainda maior quando determinadas regiões têm permissão para se rebelar e não agir como as demais. Tudo agravado pela maldita fórmula de votação furando uma cédula.
Os democratas defendem que os buracos “um pouco” furados valham. Os republicanos são contrários. Dá para acreditar no detalhe da discussão?

Eu lembrava da confusão e da história de Gore ter mais votos e mesmo assim perder a eleição nos Estados Unidos. Mas o filme avança. É bem didático quanto à confusão e quanto às ações de cada lado. A história de Gore ter recebido mais votos em todo o País quase não entra no longa. O que vale é relatar a briga pela vitória na Flórida. Mais votos nos Estados Unidos e briga na Flórida são duas histórias diferentes, eu aprendi.

Kevin Spacey interpreta Ron Klain, chefe da recontagem democrata. Tom Wilkinson faz James Baker, que lidera o time republicano. A produção da HBO conseguiu ainda outros medalhões de Holywood. Laura Dern faz o papel da secretária de Estado da Flórida, a responsável por definir a recontagem ou não. John Hurt é o advogado que inicia chefiando a turma democrata.

Sydney Pollack seria o diretor de Recontagem, mas seu estado de saúde o impediu de assumir a função. Ele, que ficou na produção, morreu no ano de lançamento do filme. Indicado aos Emmys de direção de arte, elenco, atriz coadjuvante e roteiro, o longa ganhou os prêmios de montagem, melhor filme para TV e direção (Jay Roach, das comédias de Austin Powers). Também ganhou o Globo de Ouro de Atriz Coadjuvante (Laura Dern).



Recontagem / Recount



CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO



Ficha técnica:


Direção: Jay Roach
Duração: 116 min.

Ano: 2008

Elenco: Kevin Spacey, Ed Begley Jr., Laura Dern, John Hurt e Tom Wilkinson
Gênero: Drama

Categorias: Drama
Tags: Recontagem

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*