Jornada da Vida

Jornada da Vida

Rating

4 out of 5
DUCA

Total

4
4 out of 5

DISPONÍVEL NO AMAZON PRIME VIDEO

Uma celebridade francesa com ascendência senegalesa viaja ao país da África para promover seu novo livro. No local, ele – Seydou Tall (interpretado por Omar Sy) – descobre que um de seus fãs é Yao (Lionel Louis Basse), menino que fez sozinho uma longa viagem apenas para vê-lo. Comovido com a história, o francês decide acompanhá-lo de volta a sua casa. No percurso, é confrontado com suas próprias raízes.

O mais popular astro do atual cinema francês, Omar Sy assume, além do protagonismo, a função de produtor em Jornada da Vida. E deixa nítida sua proximidade com a história do personagem que interpreta. Sy é filho de mãe nascida na Mauritânia e de pai senegalês e traz ao cinema uma homenagem a eles.

O roadie-movie tem uma diferença gritante em relação à maioria dos filmes que envolvem personagens de diferentes continentes. Em Jornal da Vida os africanos não são agradecidos ou raivosos. São indiferentes à postura, digamos, colonialista de Seydou. Indiferentes até o ponto que é preciso se posicionar.

Quando Seydou aborda uma dançarina (Fatoumata Diawara) e sugere levá-la para a França, ele quer ajudar. Entretanto, não percebe que a oferta é boa em sua visão francesa, não senegalesa.

A relação da dupla Seydou e Yao, a celebridade e o fã, leva a outras descobertas por parte do adulto. Quando mais entra no Senegal, mais se aproxima de seu filho, deixado na França. Yao percebe e age.

Fica no espectador a percepção de um filme bem construído, que não deseja se aprofundar na virada de vida do protagonista. É com leveza que ele descobre que precisa mudar prioridades. A mesma leveza que toda a obra oferece a quem está do outro lado da tela.

_____________________________________________________________________________

Jornada da Vida / Yao
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:

Direção: Philippe Godeau
Gênero: Drama
Ano: 2018
Elenco: Omar Sy, Lionel Louis Basse e Fatoumata Diawara
Duração: 103 min.

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*