No Vale das Sombras
Rating
Total
Paul Haggis ganhou o Oscar de Diretor ao estrear na função, com o estupendo Crash – No Limite. No Vale das Sombras é o segundo filme dele atrás das câmeras, após ganhar fama como roteirista (Menina de Ouro, Cartas de Iwo Jima, A Conquista da Honra, dois 007 – Quantum of Solace e Cassino Royale –… e o mais recente 72 Horas). No Vale da das Sombras não é ótimo como Crash, mas vale bem o ingresso.
A história é inspirada na reportagem “Death and Dishonor”, escrita por Mark Boal para a Playboy americana. Nela, o repórter conta a história verídica de um soldado que some poucos dias depois de voltar do Iraque. Durante a investigação são expostos fatos que põem em xeque a necessidade de se enviar jovens à guerra e dar-lhes a sensação de semi-deuses. Estão preparados para isso?
O pai do soldado desaparecido é o veterano de guerra Hank Deerfield (Tommy Lee Jones, indicado ao Oscar de Ator), que depois de voltar do Vietnã trabalhou por mais de 20 anos como investigador da Polícia Militar. Casado com Joan (Susan Sarandon), ele resolve investigar o sumiço do filho. Encontra com a detetive Emily Sanders (Charlize Theron, que mais uma vez tem de se enfeiar), renegada diariamente pelos colegas homens.
O roteiro de Haggis – sua especialidade – se atrapalha no fim, com a solução do caso se perdendo em meio à história. E o que marca mesmo são as interpretações do trio Jones, Sarandon e Theron. Os três são sempre ótimos – e repetem o padrão neste longa. Mérito também de Haggis, que deu espaço para as interpretações, com momentos de reflexão que pegam o espectador. Haggis faz crescer o silêncio e deixa as ótimas atuações dominarem o “palco”.
Não há como um filme ser ruim com bons roteiro (mesmo rateando no fim), direção e elenco.
No Vale das Sombras / In the Valley of Elah
CLASSIFICAÇÃO : VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Paul Haggis
Roteiro: Paul Haggis, baseado em reportagem de Mark Boal
Elenco: Tommy Lee Jones, Charlize Theron, Susan Sarandon e Jason Patric
Ano: 2007
Gênero: Drama