O Guarda
Rating
Total
Brendan Gleeson é aquele ator que interpretou Olho-Tonto em Harry Potter (a primeira parte do capítulo final aqui; a segunda, aqui). Aquele senhor ruivo, com muitos pints de Guinness no corpo, típico irlandês. Basta ver a imagem co cartaz ao lado para comprovar. É ele quem brilha em O Guarda, filme peculiar, cheio de piadas de humor inglês (ou irlandês), muito bom.
O ator está inspiradíssimo como o sargento Gerry Boyle, um policial rabugento, cansado, que não preza pela correção cotidiana (adora prostitutas de Dublin e é chegado em qualquer droga que o faça sair da realidade). Sua pacata existência, dividida entre pubs, sua cama e o trabalho, é ameaçada com a chegada de um agente do FBI (Don Cheadle, de Hotel Ruanda e Crash – No Limite), enviado a Galway (costa irlandesa) para desbaratar uma operação de tráfico drogas de 500 milhões de dólares (ou menos, já que o sargento Boyle nunca acredita nas contas do FBI).
A dupla de policiais colabora dentro do possível. Os dois prezam pelo bom trabalho, mas de maneiras diferentes. O irlandês Boyle é o oposto do certinho americano.
É interessante como o filme segue firme na tênue linha que separa um filme cult de um filme tonto. Consegue, com maestria, não se perder, tendo um final competente, atrativo, que deixa a dúvida, com competência.
Obs: John Michael McDonagh, o diretor e roteirista, fez antes um curta-metragem chamado The Second Death, embrião para este filme, com dois policiais que depois viraram Boyle e o agente do FBI. São 11 minutinhos.
O Guarda / The Guard
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2011
Duração: 96 min.
Gênero: Policial
Direção: John Michael McDonagh
Roteiro: John Michael McDonagh
Elenco: Brendan Gleeson, David Wilmot, Don Cheadle, Fionnula Flanagan, Liam Cunningham, Mark Strong, Pat Shortt e Rory Keenan