Oz – Mágico e Poderoso

Oz – Mágico e Poderoso

Rating

2 out of 5
Espere a sessão da tarde

Total

2
2 out of 5

Que fique claro: Oz – Mágico e Poderoso não podia mencionar O Mágico de Oz do cinema – o livro de L. Frank Baum, de 1900, é de domínio público, mas o longa de 1939 é de propriedade da Warner. Disney, o estúdio que produziu o mais recente, e Warner têm interesses diferentes. E isso tinha de estar logo na abertura, pois não deve haver uma pessoa que resolveu assistir ao filme sem pensar no clássico da telona.

Aí está o principal ponto negativo desta nova versão. Até a história encaixar com a antiga vai muito tempo! E o espectador espera… Só lá pro fim é que, com imaginação, podemos garantir que trata-se de um prelúdio.

A saga é sobre Oscar Diggs (Oz é seu apelido), um mágico de circo do Kansas transportado para a Terra de Oz em 1905, após subir num balão e ser tragado por um tornado (opa, olha o original aí). Ao chegar a Oz, está lá a trilha de tijolos amarelos – mas ninguém fala dela. A bruxa com o rosto verde, queixo e chapéu pontudos – que o filme de 1939 criou – também. Mas falta muita coisa. Leão, Espantalho e Homem de Ferro nem pensar!

E nem pensar no clima de fantasia que O Mágico de Oz trazia (e ainda traz). O último quarto de Oz – Mágico e Poderoso melhora. Mas só. Até chegar nesta parte é uma enrolação total.

James Franco, o protagonista, está fraco demais. Perde de longe para o macaco digital que vira o melhor amigo do mágico. Ele, sim, é simpático e agrada. Michelle Williams, Rachel Weisz e Mila Kunis – que trio – cumprem tabela.

Mesmo os efeitos visuais não são lá essas coisas. Parece filme dos anos 1980 – e lá se vão 30 anos de avanço tecnológico. O começo em preto e branco, no mundo que vivemos, é uma boa sacada para diferenciar a Terra de Oz. Mas é a única.

Fica a sensação de que algo melhor poderia aparecer na tela. Caramba, Sam Raimi é o cara de O Homem-Aranha! E a Disney é a Disney!

Oz – Mágico e Poderoso / Oz – The Great and Powerful 


CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE 


Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 130 min.
Gênero: Fantasia
Direção: Sam Raimi
Roteiro: Mitchell Kapner, David Lindsay-Abaire
Elenco: James Franco, Michelle Williams, Rachel Weisz, Mila Kunis, Zach Braff, Bill Cobbs e Tony Cox

Categorias: Fantasia

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*