Paradise Now

Paradise Now

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Já faz tempo que vi Paradise Now pela primeira vez. E mais recentemente vi novamente. Esse é um daqueles filmes que vivo sugerindo para as pessoas ao meu redor. Não que seja um primor de técnicas e artifícios cinematográficos. O mérito do filme é o que chamamos, no jornalismo, de “outro lado”. O diretor Hany Abu-Assad, que também escreveu o roteiro, decidiu filmar o desenrolar de um ataque de homens bomba sob o ponto de vista dos terroristas. E, sem ser pretencioso, convida o mundo a um olhar mais demorado sobre o problema.

Said (Kais Nassef) e Khaled (Ali Suliman) são dois amigos de infância que trabalham em uma funilaria nos fundos da casa de um vizinho. Levam uma vida corriqueira, longe de ideologias políticas ou religiosas. Suas horas vagas são desperdiçadas entre baseados e conversas dispersas enquanto olham a cidade do alto de um morro. Em um dia comum, como todos os outros de suas vidas, recebem a notícia de que foram escolhidos para um ataque suicida em Tel Aviv. Enquanto um dos amigos reage com extrema convicção sobre a missão que acaba de receber, o outro vacila e se questiona sobre o ato que está preste a realizar. Passam a última noite com as suas respectivas famílias e no dia seguinte são levados à fronteira para detonar os explosivos. A missão não sai como planejado, os dois acabam separados e cada um tem enfrentar sozinho o destino que escolheu. A partir daí o filme cresce em dilemas e tensões.
Paradise Now é um filme polêmico, direto e objetivo. Não se propõe a discutir o problema ou levantar a bandeira de quem está certo ou errado. Tampouco se debruça sobre ideologias políticas e religiosas. Apenas conta uma versão dos fatos que raramente é observada pelo ocidente. A versão do homem simples que vive na pele a realidade daquela região e que está munido de razões, muito mais racionais do que ideológicas, para aceitar uma missão tão extrema. E é exatamente por isso que vale muito ser visto.
FICHA TÉCNICA
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Paradise Now
titulo original: (Paradise Now)
lançamento: 2005 (França) (Alemanha) (Israel) (Holanda)
direção: Hany Abu-Assad
atores: Kais Nashef , Ali Suliman , Lubna Azabal , Amer Hlehel , Hiam Abbass
duração: 90 min
gênero: Drama
Categorias: Drama
Tags: Paradise Now

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 3 maio, 2011, 21:34

    Ganhei esse filme de presente de um amigo. Depois de assistir, fiquei imaginando o que será que fiz pra ele pra merecer isso. Afinal, não atropelei a mãe do cara, nem dei sumiço em seu animal de estimação…

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 7 abril, 2010, 12:20

    É um bom filme. Mas não é um espetáculo!!! O bom é que Diana voltou a escrever!!!

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*