Seremos História?
Rating
Total
O que um astro de Hollywood pode fazer ao ser escolhido como embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU)? Ou uma supermodelo? Ou um jogador de futebol? Tornou-se comum ver estas honrarias serem oferecidas pela ONU a celebridades, e o resultado prático fica em dúvida. O que realmente eles auxiliam nas causas que defendem? Leonardo DiCaprio prova com “Seremos História?” que, sim, é possível fazer bastante.
O documentário é o resultado de dois anos de trabalho da equipe de National Geographic com o ator. Traz entrevistas com o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o papa Francisco, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, e o ex-presidente americano Bill Clinton, entre outros, como especialistas da Nasa, ativistas, cientistas e líderes comunitários.
Em pouco mais de 90 minutos, DiCaprio conscientiza o espectador com uma narrativa convincente, que busca provar a gravidade dos efeitos da mudança climática pelo mundo e sugerir ações para frear o problema.
DiCaprio ganhou da ONU o título de Mensageiro da Paz para Mudanças Climáticas. E parte desta e de outra experiência pessoal, uma cópia de quadro de Hieronymus Bosh que o acompanhou na infância, para dar a largada em um périplo pelo mundo.
São apontadas questões atuais, não somente futuras. O gelo na Groenlândia está drasticamente menor. A neve ao redor do planeta vem sendo reduzida. Elon Musk, dono da Tesla, diz que 100 fábricas de painéis solares iguais à sua resolveriam o problema de geração de energia em toda a Terra.
Enfim, é um belo filme. Um jeito de DiCaprio utilizar sua principal ferramenta, o cinema, para honrar o título de Mensageiro da Paz e das Mudanças Climáticas.
Seremos História? / Before the Flood
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2016
Gênero: Documentário
Direção: Fisher Stevens
Duração: 96 min.