Sinédoque Nova York
Rating
Total
Notaram que estou sem TV à cabo? A NET até agora não me quer como cliente. Aí resolvi ver mais um filme. Sinédoque Nova York é a estréia na direção do roteirista Charlie Kaufman, que bolou Quero Ser John Malkovith e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, os dois na minha lista de bons filmes – e na lista dos melhores de muita gente. Ele ainda foi roteirista de outros que ainda não assisti: Adaptação e Confissões de Uma Mente Perigosa, por exemplo. Mas parece que os bons filmes dele são como roteirista, não acumulando roteiro e direção.
Os 20 minutos iniciais do filme são muito bons, mas seus personagens se perdem nos 104 minutos restantes. Parece que o roteirista precisa de alguém para lhe dar limites, de um bom diretor. A história é de um produtor de cinema, que começa a ver sua vida desabar. A mulher o trai com outra mulher, ele está doente, a filha de 4 anos de idade começa a mostrar problemas psíquicos… ou seja, a vida do homem está um inferno. O único pongo positivo é sua peça, que ganha um importante prêmio, que rende um bom dinheiro. Aí ele sai de Sinédoque e parte para Nova York, onde irá montar seu grande espetáculo.
Mas nesse ponto o filme vira uma confusão intensa! Muita coisa passa pela tela e temos de prestar atenção a qualquer detalhe, a todos os personagens, que uma hora estão novos, outra estão velhos. Ah, e acreditar que tal personagem é o alterego do outro. Tem até uma cena que há três atores com o mesmo personagem. “Simplicidade” passa longe nesse filme.
O baita ator Philip Seymour Hoffman faz, como de costume, sua parte com o personagem principal. Sua caracterização física também é muito boa, pois ele vai envelhecendo durante a história. Os outros atores – muita gente de peso – também não vão mal. Mas ganha um doce quem conseguir me explicar todo esse filme.
Ficha técnica
Sinédoque Nova York / Synecdoque New York
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Gênero: Drama
Direção: Charlie Kaufman
Roteiro: Charlie Kaufman
Duração: 124 min.
Elenco: Philip Seymou Hoffman, Catherine Keener, Sadie Goldstein, Michelle Williams, Samantha Morton, Hope Davis, Jennifer Jason Leigh, Emyli Watson e Dianne Wiest
Aliás, peguei uma sequência boa de NY. Vi esse, vi o do sequestro no metrô, vi Julie & Julia…
Agora tem um outro sobre Nova York que deve ser bom. É "Nova York Eu Te Amo". É bom pra vc sem ambientar.
Adoro filmes que passem em NY, vou ver este!