Taxi Driver
Rating
Total
Taxi Driver é um dos mais aclamados filmes da história. Direção de Martin Scorsese, atuações de Robert De Niro e Jodie Foster, roteiro de Paul Schrader… tudo é lembrado como marcante para a sétima arte. E com razão. É um filmaço.
Indicado a quatro categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, Taxi Driver ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1976. Conta a história de Travis Bickle (De Niro), um cara de 26 anos frustrado e alienado, que alega ter sido recentemente dispensado do Corpo de Fuzileiros Navais. Ele sofre de insônia e, por isso, arruma emprego como taxista na cidade de Nova York, oferecendo-se para trabalhar no turno da madrugada. Travis passa o tempo livre assistindo a filmes pornográficos em cinemas imundos, dirigindo-se sem rumo pela periferia. Também irrompe com violência contra o que julga ser a escória que contamina a cidade.
Travis é incomodado pelo que considera o declínio moral a seu redor, e quando Iris (Foster), uma prostituta de 12 anos de idade, entra no seu táxi para fugir de um cafetão, torna-se obcecado em salvá-la, apesar da completa falta de interesse da jovem pela ideia.
A obsessão não para por aí. Travis vê em Betsy (Cybill Shepherd), que trabalha no comitê eleitoral do senador Palantine, candidato à presidência, uma esperança de amor e uma vida normal.
O detalhe mais importante do filme é a insônia, que atormenta Travis. Ele está a ponto de surtar. O que a mente faz? Seu transtorno é causado pela falta de sono ou ele não dorme porque é surtado? Ele é boa pessoa, apesar de seus valores. Mas é maluco? Se sim, pode não ser esta “boa pessoa”. Afinal, ele tem cura? É uma bomba-relógio?
Perguntas que o filme levanta para o espectador.
Robert De Niro trabalhou durante 12 horas como motorista de táxi ao longo de um mês, preparando-se para seu personagem em Taxi Driver, além de ter estudado sobre doenças mentais. Jodie Foster tinha apenas 14 anos na filmagem, por isso não podia participar de cenas fortes. Sua irmã, Connie Foster, na época com 19 anos, foi contratada para trabalhar como dublê de corpo.
O elenco todo vai bem, incluindo Harvey Keitel, que interpreta o cafetão, e Cybill Shepherd, a paixão de Travis. Há cenas marcantes, mas a principal foi gerada por uma improvisação de Deniro. Ele se olha no espelho e começa a esbravejar “You talkin’ to me?” (“Você está falando comigo?”).
Taxi Driver fazia parte das fantasias e delírios de John Hinckley Jr., que tentou matar o então presidente americano Ronald Reagan em 1981. Hinckley, declarado insano pela justiça, disse que suas ações eram uma tentativa de impressionar Jodie Foster, por quem era obcecado, tendo até imitado o corte de cabelo moicano que Travis usa no filme.
É um filme forte.
Taxi Driver
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Paul Schrader
Elenco: Robert De Niro, Cybill Shepherd, Peter Boyle, Jodie Foster e Harvey Keitel
Ano: 1976
Duração: 113 min.
Gênero: Drama