A Odisseia dos Tontos

A Odisseia dos Tontos

Rating

4 out of 5
DUCA

Total

4
4 out of 5

DISPONÍVEL NO NOW

Ricardo Darín e A Odisseia dos Tontos. Poderia ser esse o título de mais um filme com o carimbo do ator argentino, merecidamente aclamado por fãs em toda a América Latina. Seria justo… antes de assistir à obra, pois nela é outro ator quem brilha: Luís Brandoni.

O roteiro logo explica o curioso título. Os tontos são os trabalhadores, são as pessoas simples que não conseguem, e muitas vezes nem querem, ser poderosos. Os tontos são assim na visão de outros. Em uma mescla de gêneros – ação, comédia e drama -, o longa narra a “aventura” de um grupo liderado por Fermin (Darin), sua esposa Lidia (Rita Cortese) e Fontana (Brandoni). Eles querem formar uma cooperativa para produção de grãos. Arrecadam as economias de amigos moradores da pequena cidade de Alsina. E colocam no banco. Aí vem o poder contra os tontos.

Os acontecimentos são em agosto de 2001, explica uma legenda em tela. Para nós brasileiros, pouco a acrescentar. Não para os argentinos, que quatro meses depois sentiram na pele os efeitos negativos do Corralito, que bloqueou dinheiro em todos os bancos, algo semelhante ao Plano Collor que no início da década de 1990 fez brasileiros chegaram até ao suicídio.
É uma sarcástica comédia. Embora se refira a uma época difícil do país, o filme encara com humor o plano dos “tontos” para recuperar o dinheiro furtado deles.

O filme é baseado num romance de Eduardo Sacheri, autor também do livro que deu origem a “O Segredo de Seus Olhos”. E é dirigido por Sebastián Borensztein, de Um Conto Chinês. Não tinha como dar errado.
Além de Ricardo Darín, Chino Darín, seu filho, está na obra. Ambos interpretam pai e filho na família em que ocorre a pior das tragédias. Mas realmente é Luís Brandoni que cativa na pele de um anarquista de retumbante oratória política mas acaba apenas trocando pneus de automóvel numa oficina que quase ninguém visita.

Brandoni (na foto ao lado), curioso, é também político na vida real. Já foi deputado federal. E está longe de ser unanimidade em seus posicionamentos. Não importa, pois nessa odisseia ele é o melhor dos tontos. Não à toa a cena pós-crédito é dele.

_____________________________________________________________________________

A Odisseia dos Tontos / La Odisea de Los giles
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano
: 2019
Duração: 116 min.
Gênero: Comédia
Direção: Sebastián Borensztein
Elenco: Ricardo Darín, Luis Brandoni, Rita Cortese e Chino Darín

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*