Capitão América – Guerra Civil
Rating
Total
Capitão América – Guerra Civil tem dois principais objetivos (além, claro, de estourar na bilheteria): levar à telona uma consagrada saga dos quadrinhos e preparar terreno para Vingadores – Guerra Infinita. Agrega um terceiro, que não obrigatoriamente faria parte do filme: destacar novos e menores personagens. Os dois primeiros objetivos são alcançados com êxito. Já o terceiro… é muita gente na tela!
O filme é muito bom, deixo claro de cara, especialmente da segunda metade para frente. O problema é que a tal guerra civil (que de civil nada tem), comandada pelo Capitão de um lado e por Homem de Ferro do outro, tem personagens demais.
Vamos à lista: Capitão e Homem de Ferro, Viúva Negra, Soldado Invernal, Gavião Arqueiro, Homem-Formiga, Falcão, Visão, Máquina de Guerra, Feiticeira Escarlate, Sharon Carter e, surpresa, Pantera Negra e Homem-Aranha. Ufa! São treze!
Ok, Pantera Negra tem terreno para um longa solo. E Homem-Aranha, após acordo entre as produtoras Sony e Marvel, está lá para dar novo fôlego ao terceiro lançamento com atores diferentes no comando do personagem (deve vir filme em 2017). E há outros propósitos para cada um: Feiticeira Escarlate prepara terreno para um encontro entre os Vingadores e os X-Men? Pelo desenho do X nos créditos finais, quando seu personagem aparece, apostaria que sim. Mas cada vez surge um novo herói na tela, o que faz o filme se dispersar um tanto.
Escrevendo desta forma parece até que não gostei do longa. Gostei muito! É que o excesso de personagens é o único ponto que macula a avaliação. Trata-se de um longa com (incrível, por causa do título) menos destruição. Dois grupos de heróis se enfrentam, já que o comandado por Capitão não quer ter rédeas, enquanto o de Homem de Ferro concorda com a limitação de ação, com a lei.
Homem-Aranha está impagável. Como adolescente, Peter Parker joga luz no filme e diverte muito mais do que qualquer super-herói. As tiradas que o agora sério Tony Stark expunha ficam desta vez com o moleque e suas teias.
É interessante esperar até o último crédito mesmo, pois há dois bônus. O primeiro foi filmado no Brasil, em Foz do Iguaçu.
Capitão América – Guerra Civil é um belo filme, na altura do que Vingadores vem apresentando na tela. Que venha o próximo.
Capitão América – Guerra Civil / Captain America – Civil War
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Duração: 148 min.
Direção: Anthony Russo e Joe Russo
Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Don Cheadle, Jeremy Renner, Chadwick Boseman, Paul Bettany, Paul Rudd, Elisabeth Olsen, Emily VanCamp, Marisa Tomei e Frank Grillo
Ano: 2016
Gênero: Ação