Conspiração Americana
Rating
Total
Conspiração Americana gira em torno do assassinato de Abraham Lincoln, o presidente dos Estados Unidos no fim da Guerra Civil. Em 14 de abril de 1865, o então conhecido ator John Wilkes Booth deu um tiro na cabeça de Lincoln durante uma apresentação teatral. O filme resgata este momento, mas centra suas atenções em um fato posterior, o julgamento de Mary Surratt, a dona de uma pensão que abrigou Booth e seu bando.
É basicamente um filme de tribunal, mas com um caso ocorrido no século 19. Discute a polêmica que ronda muitos advogado: como defender uma pessoa sem acreditar em sua inocência? Também levanta a questão de tribunais de exceção em tempos de guerra e como a tendência militar é muitas vezes deixar de lado a lei em defesa do bem comum, ou melhor, da ideia de um bem comum.
James McAvoy (X-Men – Primeira Classe e O Último Rei da Escócia) é o advogado que decide defender Mary Surratt. Ele contraria a sociedade e o governo, em busca de um julgamento justo. Por ser um herói da Guerra Civil, é escolhido a dedo por um senador que acredita ter o dever de oferecer um julgamento correto a qualquer acusado. Robin Wright (pequenos papeis em O Homem que Mudou o Jogo, o americano Millennium e Intrigas de Estado), a ex-mulher de Sean Penn, é a acusada Mary Surratt.
A direção de Conspiração Americana é do estrelar Robert Redford, que conquistou o Oscar de Melhor Diretor logo em sua estreia por trás das câmeras, em Gente Como a Gente. Não é o caso deste, mas é, sim, um filme bom, que entretém. Redford conta bem um pedaço tão importante da história norte-americana.
Conspiração Americana / The Conspirator
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2011
Elenco: James McAvoy, Robin Wright, Justin Long, Evan Rachel Wood, Tom Wilkinson, Danny Huston
e Kevin Kline
Direção: Robert Redford
Gênero: Drama
Duração: 122 min.