Encontros e Desencontros
Rating
Total
Não sou de rever filme. Mas calhou de Encontros e Desencontros cair de novo à minha frente. Recentemente fui ao Japão e, por isso, a proposta de assistir ao país no cinema me pareceu boa. E foi!
Quem, como eu, é fã do país asiático precisa ver ou rever este longa. É a típica história que mostra como culturas diferentes podem chocar ou cativar. A trama explora duas pessoas, digamos, perdidas em Tóquio, sem conseguir se comunicar, sem amigos, sem o que fazer.
Bob Harris (Bill Murray) é uma estrela de cinema, na capital japonesa para participar de um comercial de uísque. Charlotte (Scarlett Johansson) está na cidade acompanhando o marido fotógrafo (Giovanni Ribisi), que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e percebem que combinam.
Lost in Translation, o título original, talvez indique melhor o que é o longa. Eles ficam perdidos na tradução, não entendem o modo japonês de viver. Acrescenta-se a isso o fato de estarem tristes com suas vidas.
Não é um romance, apesar de ficar o tempo todo próximo a isso. Com Sofia Coppola no roteiro e na direção, o longa tem elenco reduzido. Foca nos dois protagonistas (o trabalho de Bill Murray e Scarlett Johansson é primoroso), que interagem com a cidade, uma personagem também. Estão lá os karaokês, os templos, os “pubs” com saquê, os bairros temáticos, a alegria e a educação. Mostra o Japão como é, uma nação de contrastes, onde tradição e modernidade convivem lado a lado.
Uma curiosidade: é Scarlett quem canta as músicas da trilha sonora.
Encontros e Desencontros é um filme simples e sutil. Não inventa. Pega uma cidade incrível e coloca dois atores incríveis para atuar. Cativa nos detalhes. É um filme de detalhes. Um longa que deixa a vontade de mais.
Encontros e Desencontros / Lost in Translation
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Ano: 2004
Duração: 102 min.
Roteiro: Sofia Coppola
Direção: Sofia Coppola
Elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson, Giovanni Ribisi e Anna Faris
Gênero: Drama