Europa

Europa

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Não sou o maior especialista em Lars von Trier. Longe disso! Mas depois de assistir ao incrível Melancolia, decidi dar crédito ao homem. Busquei Europa, seu primeiro filme a chamar atenção. Muito bom!

Na Alemanha pós Segunda Guerra Mundial (lá vem o tema do nazismo ao diretor que disse “ententer” Adolf Hitler), as tropas americanas começam a desmilitarizar o país e a capturar os colaboradores do Partido Nazista, enquanto enfrentam o ataque furtivo dos “Lobisomens”, um grupo alemão que resiste à ocupação. Chega a Berlim Leopold Kessler, um jovem idealista americano de ascendência alemã que vai trabalhar na Zentropa, a empresa ferroviária que se torna um dos pivôs da luta entre americanos e “Lobisomens”. Os dois lados querem tirar vantagem de Kessler, que tenta manter-se neutro.

Uma das grandes sacadas de Trier é montar a história de um americano que deseja ir à Alemanha logo após a derrota nazista. Kessler, o americano, diz a certa altura que chega ao antigo inimigo exatamente para ajudar a reconstruí-lo, em um ato de altruísmo.

Mas as boas ideias não param por aí. Europa é considerado o “pai” de A Lista de Schindler, não pela história, mas pelas cenas prioritariamente em preto e branco, com toques de coloridos.

É uma trama de suspense e romance que se desenrola em meio à produção técnica que o próprio Trier definiu como o ápice de sua obsessão por controle da imagem. Não há efeitos especiais, as câmeras são sempre diretas nos personagens, com imagens chapadas.

Aliás, essas características são resultado de um movimento cinematográfico lançado por Trier e seu conterrâneo Thomas Vinterberg, o Dogma 95. Segundo as regras do projeto, para um cinema mais realista e menos comercial, deve-se seguir 10 “votos de castidade”, como não usar truques fotográficos e filtros e utilizar apenas câmeras em mãos.

Trier não seguiu muitos em Europa, mas tentou ser fiel ao “espírito” do movimento.

Trier montou um elenco extremamente diverso. Tem alemão, americano, francês… todos juntos, em uma mistureba que dá jogo.

Por Europa, o dinamarquês recebeu o Grande Prêmio do Júri e o Prêmio de Melhor Contribuição Artística no Festival de Cannes de1991. Merecido.

Europa / Europa 


CLASSIFICAÇÃO: DUCA 


Ficha técnica: 
Elenco: Jean- Marc Barr, Barabara Sukowa, Lawrence Hartman, Udo Kier, Eddie Constantine, Ernst- Hugo Järegård, Erik Mork, Jorgen Reenberg, Henning Jensen, Lars von Trier e Max von Sydow (narrador)
Direção: Lars von Trier
Roteiro: Lars von Trier e Niels Vorsel
Produção: Peter Aalbæk Jensen e Bo Christensen
Ano: 1991
Gênero: Suspense

Categorias: Suspense
Tags: Europa

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*