Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo

Rating
Total
Está aí um filme que causa aflição no espectador. E isto, neste caso, é bom! Foxcatcher usa três atuações monumentais para contar uma história que choca o espectador, não por qualquer cena mais forte, mas pela aterradora possibilidade de comprovar como um ser humano pode juntar características pérfidas.
Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo erra no subtítulo em português, já que relata uma história que afetou os Estados Unidos, não o planeta todo. Mas quem assiste ao filme não pode ficar indiferente ao personagem John du Pont, herdeiro da fortuna da família de nome famoso e desprezível desejoso de um lugar ao sol, para fugir da sombra da mãe autoritária.
Du Pont tem como hobby a luta greco-romana e decide investir uma pequena fatia de seu dinheiro em Mark Schultz, campeão olímpico que sofre para treinar e se manter no topo do esporte.
Os dois homens começam a trabalhar juntos, na fazenda Foxcatcher, propriedade dos Du Pont, onde o milionário constrói um centro de treinamento de primeira. Dave Schultz, irmão de Mark e também campeão olímpico, se nega fazer parte da nova equipe. Ele tem família estabelecida e não quer trocar a vida feliz pela incerteza de um patrono que jamais apareceu no esporte.
Steve Carell interpreta Du Pont. Está irreconhecível, não somente pelo nariz avantajado, mas por não ter uma passagem sequer de alegria. Um trabalho intenso, responsável pela aflição no espectador. É um maluco, que não tem limite para humilhar, sempre de maneira sutil, quem não faz o que deseja.
Aí está uma característica que diferencia o filme de outros. A sutileza na maldade é aterradora. Sem trilha sonora, então, a situação piora.
Channing Tatum está também ótimo como o lutador que cai na armadilha do ricaço. Seu jeito de andar e se comportar exprime a inconformidade com a situação que só piora. Completa o time principal o sempre competente Mark Ruffalo, o mais lúcido do trio, mas nem por isso o que sofre menos.
Há uma crítica ao patriotismo americano, já que Du Pont é dos mais patriotas. Mas é leve. Afinal, louco pode ser ou não patriota. O que fica é a mensagem de que, sim, o mal pode ser sorrateiro.
Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo / Foxcatcher
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Ano: 2015
Duração: 129 min.
Direção: Bennett Miller
Roteiro: Dan Futterman
Elenco: Channing Tatum, Sienna Miller, Mark Ruffalo e Steve Carell
Gênero: Drama