Jogada de Mestre
Rating
Total

Jogada de Mestre tem, como é comum, um título aportuguesado idiota. Em vez de Sequestrando o Senhor Heineken, em tradução literal de “Kidnapping Mr. Heineken”, traz uma indicação de que se trata de um ato de inteligência a tal “jogada de mestre”. Nada a ver. O filme é bem bacana, mas mostra um bando de estúpidos que resolve ganhar dinheiro fácil com o crime contra o dono da cervejaria famosa de mesmo nome.
Baseado em acontecimento nos anos 1980, o filme mostra Alfred Heineken vítima de cinco amigos. Um deles odeia o dono da cervejaria. Para se preparar, eles primeiro roubam um banco. Aí já viram criminosos.
É interessante perceber no longa como uns caras que só são bonachões caem de uma hora para outra no crime. Claro que a facilidade que eles imaginam não se torna realidade.
Capitaneados pelos atores Jim Sturgess e Sam Worthington, os cinco amigos cada vez se enrolam mais. Mesmo sendo um filme do gênero policial, o avanço da polícia na investigação é ocultada, o que mostra ao espectador somente a visão dos bandidos, e de Heineken encarcerado. E tudo bem, sem problema.
Não se trata de um longa tenso. É, sim, válido pela história verídica e por mostrar como se entorna o caldo de uma vida.
Anthony Hopkins e Sam Worthington são os nomes mais conhecidos. Hopkins é o senhor Heineken e Worthington, um dos sequestrados. Interpretações dentro do normal, que não complicam.
Jogada de Mestre / Kidnapping Mr. Heineken
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2015
Duração: 100 min.
Direção: Daniel Alfredson
Roteiro: Peter R. de Vries e William Brookfield
Elenco: Jim Sturgess, Sam Worthington, Anthony Hopkins, Jemima West, Ryan Kwanten, Mark van Eeuwen e Thomas Cocquerel

