Meninos do Brasil

Meninos do Brasil

Rating

2 out of 5
Espere a sessão da tarde

Total

2
2 out of 5

Está aqui um filme que é obrigatório ver, mas não é bom. Estranho, não? Explico. É um daqueles filmes que já pelo título chama atenção: Meninos do Brasil. A expectativa aumenta quando sabemos ser adaptação de um livro homônimo (de Ira Levin, que também escreveu O Bebê de Rosemary), produção norte-americana e inglesa e com direção do mesmo cara que fez Papilon e O Planeta dos Macacos (o original), Franklin J. Schaffner. “Que diabo é esse filme? Um filme com Gregory Peck e Laurence Olivier sobre o Brasil?”, pensei eu. E, ao contrário de muita gente, me decepcionei.

Nada, ou quase nada, é passado no Brasil. Em vez disso, o enredo acontece no vizinho Paraguai. E a gente só descobre o motivo do nome lá pelo fim da trama.

Ok… a idéia é boa, junta nazismo e clonagem, mas com o passar das cenas o espectador nota falhas enormes. O ponto alto é a antecipação bem próxima do real de clonagem, já em 1978 (ano de lançamento da obra). Mas não passa disso.

A história é assim: o caçador de nazistas Ezra Lieberman segue a pista de criminosos de guerra até a América do Sul, onde descobre e tenta impedir um plano diabólico do cientista Josef Mengele. Um grupo de nazistas comandados por Mengele (que realmente viveu no Brasil) começa a matar pais de meninos com 14 anos. Estes pais são funcionários públicos e morrem com 65 anos, ao redor do mundo. Ah, importante, os meninos são idênticos.

Bom, já deu pra pescar um pouco qual a grande surpresa do filme, né? Teve três indicações ao Oscar – Laurence Olivier (ator), Robert Swink (edição) e Jerry Goldsmith (trilha musical). Já Gregory Peck concorreu ao Globo de Ouro (ator de drama). Duas curiosidades: Bruno Gaz, que em 2004 interpreta Hitler no ótimo A Queda, faz um professor especialista em genética neste filme; e Laurence Olivier, que faz o caçador de nazistas, fez o oposto no filme Maratona da Morte quando interpretou Christian Szell, um nazista maligno.

Pra terminar, uma pergunta: o mapa no cartaz original do filme (acima) mostra a América Latina. Será que é erro e pensou-se ser este o mapa do Brasil? O filme se passa no Paraguai…

Ficha técnica

Meninos do Brasil / The Boys from Brazil

CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE

Gênero: ficção
Duração: 118 min.
Direção: Franklin J. Schaffner
Roteiro: Heywood Gould, baseado em livro de Ira Levin
Produção: Stanley O’Toole e Martin Richards
Música: Jerry Goldsmith
Elenco: Gregory Peck, Sir Laurence Olivier, James Mason, Lilli Palmer, Uta Hagen, Steve Guttenberg, Denholm Elliott, Gunter Meisner, Bruno Ganz e Rosemary Harris

Categorias: Ficção

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*