O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

O Silencio dos InocentesNatal em casa é aquilo né, um quilo de comida e muitas idas a locadora para tentar pegar algum filme novo. Em vão…tudo, absolutamente tudo, estava alugado. Resolvi então alugar alguns que já tinha assistido há tempos e sempre tive vontade de ver outra vez.

Um dos escolhidos foi O Silêncio dos Inocentes. E realmente não lembrava como a primeira cena em que o Anthony Hopkins aparece como Hannibal Lecter é assustadora.

Vamos lá, o filme conta a história de mulheres que estão sendo brutalmente assassinadas por um serial killer chamado Buffalo Bill. Como parte do ritual ele retira pedaços da pele das vitímas para costurar em si e suprir seu frustrado desejo de se tornar mulher.

O FBI resolve mandar a recém formada Clarice Starling (Jodie Foster) para entrevistar o Dr Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), famoso psiquiatra preso por praticar canibalismo e que pode auxiliar nas investigações por ser um esperto profissional e também serial killer.

No manicômio que ele está há 8 anos, Clarice ganha uma certa confiança do Dr. Lecter e coleta informações e pistas em troca de detalhes mórbidos sobre sua vida pessoal para alimentar a curiosidade do psiquiatra entediado. Clarice consegue capturar Buffalo sozinha enquanto todo o FBI está seguindo pistas falsas manipuladas pelo doutor. Por fim, é previsível que ele escape. E o faz de maneira considerável, já que suas estripulias são possíveis. Ele simplesmente aproveita a falta de atenção dos policias e ainda protagoniza uma cena de canibalismo memorável.

Como falei, Hannibal, the Cannibal me deu arrepios em todas as cenas que aparece com aquele olho arregalado e a voz fina e esquisita. O diálogo entre os dois é inteligente e cheio de anagramas que faz com que Clarice fique um tanto quanto seduzida pelo assassino. Considero um suspense clássico daqueles que te deixam apreensivo, agarrado na almofada.

Se ficou cheio de curiosidade para saber o que diabos acontece com Dr. Lecter e os porques dele ser o que é, tenho uma boa notícia: este filme é baseado no livro homônimo de Thomas Harris e foi o primeiro a ser adaptado ao cinema em 1991 por Jonathan Demme, mas o autor tem uma série sobre Lecter e todos foram adaptados posteriormente.

Pra sacar a história aconselho assisti-los de forma cronológica começando com o Hannibal – A Origem do Mal – aqui você mata, com perdão do trocadilho, a história sobre infância e juventude de Lecter, depois vem Dragão Vermelho e Silêncio dos Inocentes e por fim Hannibal.

A má notícia é que todos foram feitos por pessoas diferentes e nesse caso o que salva é que os atores são os mesmos, Anthony Hopkins e Jodie Foster, menos em Origem do Mal, que Gaspard Ulliel faz o papel de Lecter novo.

Acredito que o diretor não quis dar a sequência propositalmente, para deixar a curiosidade no ar e transmitir o sentimento de angústia quando ele está solto. Aqui ele conseguiu, exagerei eu sei, mas dormi com a luz do banheiro acesa.

Ficha técnica
O Silêncio dos Inocentes Classificação: O Silêncio dos Inocentes ótimo, o resto até dá pra assistir.Título original: The Silence of the Lambs

Lançamento – 1991 (EUA)

Direção -Jonathan Demme

Elenco – Anthony Hopkins, Jodie Foster, Lawrence A. Bonney, Kasi Lemmons, Lawrence T. Wrentz

Duração – 114 min

Gênero – Ficção

Categorias: Ficção

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 18 março, 2010, 22:22

    sabe, nem perdi tempo com esse origem do mal, achei a premissa besta que só… mas hannibal é legal, exatamente por ser diferente do silêncio e ser aquela sanguinolência absurda (Ridley Scott e sua testosterona no grau). Dragão tb é bem legal, principalmente pelo elenco.

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 30 dezembro, 2009, 14:21

    É isso mesmo. Ela se recusou, pois estava no auge. Hoje em dia está esquecida… pegando umas coisinhas aqui e outras alí em lojas caras.

  3. Marina Sampaio
    Marina Sampaio Author 30 dezembro, 2009, 13:33

    É verdade! A Jodie Foster so faz o papel de Clarice no Silêncio dos Inocentes, em Hannibal quem faz é a Julianne Moore…

  4. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 30 dezembro, 2009, 01:53

    Os outros da série são bons, menos Hanibal, que é o mais fraco. Mas o melhor é mesmo O Silêncio dos Inocentes.

  5. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 29 dezembro, 2009, 17:28

    Gostei muito e pretendo ver os outros da série.

  6. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 29 dezembro, 2009, 12:10

    Meu Deus, a Marina apareceu!!!rs

    Acho também O Silêncio dos Inocentes muito bom. É um clássico. Gosto muito de histórias de assassinatos, investigações policiais, serial killers. E aqui vão duas informações importantes: O Buffalo Bill (serial killer que a polícia tenta pegar no filme) é baseado em Ed Gein, o mais famoso serial killer dos Estados Unidos. Ele usava a mesma artimanha de tirar a pele das vítimas. Mas não para se "fantasiar" de mulher. Matava homens e mulheres.

    Já Doutor Lecter é baseado em Ted Bundy, outro maluco americano, só que canibal. Ele era "bonitão" e por isso conseguia surpreender as vítimas.

    Há uma passagem no filme que, se não me engano, cita Bundy ou Gein.

    Estes dois estão num livro muito legal – Serial Killers. É escrito por Ilana Casoy e conta como estes pervertidos agiam – eles e outros.

    Ah, Marina, fiquei com uma dúvida. Acho que a Jodie Foster só fez o Silêncio, não os outros. Será?

    E, pra finalizar, achei muito legal o cartaz. Não lembrava dele.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*