O Homem-Elefante
Rating
Total
Oito indicações ao Oscar. David Lynch (criador da série de TV Twin Peaks e de Veludo Azul) na direção. John Hurt e Anthony Hopkins nos papeis principais. Mel Brooks, o comediante, como produtor (de um drama). Todos estes pontos são chamarizes para assistir a O Homem-Elefante. Mas nenhum cativa tanto quanto saber a história real de Joseph Merrick, portador de uma doença – possivelmente Síndrome de Proteus – que deformou 90% de seu corpo.
A história cinematográfica de Merrick é baseada no livro de Frederick Treves, o médico que resolveu acabar com a vida de espancamentos e humilhações da então atração de circo. No livro e no filme o protagonista é chamado de John, forma que Treves provavelmente encontrou para tentar ocultar a identidade de seu paciente.
Em muito o filme lembra o clássico Monstros. Está lá o circo popular, sem o menor pudor em mostrar ao público as então chamadas “aberrações”. E Merrick era uma delas. Exibido como monstro, considerado débil mental por uma pseudo dificuldade em falar, ele apanhava de seu “dono”, o dono do circo. Até que o médico Treves o tira da lona, levando-o ao hospital e, a partir daí, organizando um pequeno grupo para dar dignidade ao paciente.
Todo filmado em preto e branco, o longa se passa no fim do século 19. Foca na ignorância de então, com gente tentando se aproveitar da doença de Merrick. Há uma certa forçada de barra na facilidade com que as pessoas têm em maltrata-lo, pois parece tudo muito fácil. Mas é preciso que pensemos com a cabeça de mais de um século atrás.
John Hurt e Anthony Hopkins têm o filme nas mãos. Hurt foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro. Hopkins, ignorado.
A maquiagem do Homem-Elefante levava cerca de oito horas para ser feita. Ao fim do dia, 12 horas eram necessárias para que Hurt voltasse a ter a cara limpa.
Curioso que Mel Brooks foi um dos produtores do filme, sendo o responsável pela contratação de David Lynch e pela decisão de filmar em preto e branco. Entretanto, para evitar que o público considerasse a obra uma sátira pela simples presença de seu nome, pediu que não estivesse nos créditos.
O Homem-Elefante / The Elephant Man
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: David Lynch
Elenco: John Hurt, Anthony Hopkins, Anne Bancroft, John Gielgud e Wendy Hiller
Gênero : Drama
Roteiro: David Lynch
Produção: Mel Brooks
Ano: 1980