O Sonho de Cassandra

O Sonho de Cassandra

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Estou longe de ser fã de Woody Allen. Mas ele tem me agradado ultimamente. Seus últimos filmes – Melinda, Melinda, Ponto Final – Macth Point e Tudo Pode Dar Certo – são bacanas (este último o melhor dos três, disparado). Os fãs já notaram que tirei da lista Vicky Cristina Barcelona e Scoop – O Grande Furo, além de O Sonho de Cassandra. Tirei porque estes são diferentes. Vicky Cristina Barcelona é bem acima da média. Já Scoop – O Grande Furo é simplesmente um lixo. E O Sonho de Cassandra é… o que eu escrevo agora.

Gostei de O Sonho de Cassandra. Não é comédia, gênero que Allen é mais conhecido. É um drama, com toques de suspense. Para os papéis principais o diretor e roteirista chamou o escocês Ewan McGregor e o irlandês Colin Farrell, que vivem dois irmãos, Ian e Terry, respectivamente, unidos pelos laços familiares, com um desejo em comum: crescer na vida de uma hora para outra.

McGregor vive o cara romântico, que quer ganhar dinheiro com algum negócio “mágico”. Já Farrel é o jogador, que sempre ganha no pôquer, mas que, claro, uma hora perde… muito. Farrel, enfim, volta à velha forma e se destaca no filme. É quem mais causa ao espectador.

Na primeira cena, os dois irmãos aparecem em um porto. Estão ali para comprar um barco velho, mas que promete levá-los de novo ao mar, aos dias de uma juventude que já acabou. Mesmo com o alto preço, decidem comprá-lo. E o batizam de O Sonho de Cassandra, em homenagem ao cachorro vencedor de uma corrida, que rendeu a grana necessária para fechar o negócio (outro vício, com menos poder financeiro, do personagem de Farrel).

É neste mesmo barco que o filme vai terminar. Neste interim, os irmãos recebem a visita de um tio rico – Howard (interpretado pelo ótimo Tom Wilkinson, que mais uma vez manda bem). Como estão atolados em dívidas, pedem dinheiro a ele, que topa, mas com uma condição. E aí vem um pedido que muda a vida da dupla.

É interessante como os irmãos lidam com o problema. São maneiras diferentes de pensar, mas o problema é um só. Ponto para Woody Allen. No fim ele dá uma forçada de mão… mas está valendo, não estraga o filme.

Obs: para completar o time de atores ótimos, Allen poderia ter investido em Penelope Cruz e Scarlett Johansson para os pápéis femininos. Não, elas não cansam!

O Sonho de Cassandra / Cassandra’s Dream

CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO

Ficha técnica:

Ano: 2007
Gênero: Drama
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Colin Farrell, Ewan McGregor, Tom Wilkinson, Hayley Atwell e Clare Higgins

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Comentários

  1. Renata Santos
    Renata Santos 9 maio, 2011, 02:43

    Danilo que crime não gostar de Espião de Jade e ter dado essa nota meia sola para Sonhos de Cassandra que é um filme prá lá de bom.

  2. Camila
    Camila 27 abril, 2011, 21:10

    Primeiro filme do Allen que assisti. Gosto de uma tragédia grega; gostei do filme, mas não achei nada fenomenal. Mesmo assim é bom, acho que vale ver.

  3. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 27 abril, 2011, 02:49

    Sete Vidas eh o bicho!!! Vamos fazer assim? Você assiste a Sete Vidas ate o fim e eu me arrisco em mais um do Woody Allen. Aposto que vc vai se dar melhor do que eu.

  4. Manuela
    Manuela 27 abril, 2011, 00:47

    Eu acompanho o blog, pô! Tem hora que quero te matar, quando leio elogios ao Sete Vidas de Will Smith, por exemplo, mas em geral você manda bem, hahahahaha (sim, é um elogio!).
    Não, mas sério: Escorpião de Jade é bobo, mas vale demais pelo non-sense dele.
    Faz assim: começa por Crimes e Pecados e Hannah e suas irmãs. Se você não gostar, pelo menos a Angélica gosta, certeza! Woody é o cara, um dia você reconhecerá a genialidade dele.

  5. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 26 abril, 2011, 22:08

    Manu!!! Que bom que comentou no blog. Com esta sequência de Woody Allen a situação fica perigosa! Vou cortar os pulsos!!!rs

    Escorpião de Jade já vi. Meia boca! Os outros ainda não. Ok, vou confiar em você e colocar estes filmes na minha lista.

    Ah, nada tenho contra mágicos. Tenho contra filmes ruins!!!!rs Este é péssimo. Não saem da minha cabeça as cenas no barco…

  6. Manuela
    Manuela 26 abril, 2011, 16:25

    Sem dúvida a convivência comigo fez você avaliar Woody com mais carinho, rs. Aproveite o clima e alugue os seguintes: Zelig, A Era do Rádio, A rosa púrpura do Cairo, Hannah e suas irmãs, Crimes e pecados, Trapaceiros, Poderosa Afrodite, Escorpião de Jade. Você poderá até implicar com algum deles, mas garanto que vão render, pelo menos, boas críticas. P.S) Scoop é bom… o que vc tem contra mágicos? Bj.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*