Pais e Filhos

Pais e Filhos

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

O cinema japonês é pródigo em filmes ótimos. A animação Vidas ao Vento e o vencedor do Oscar, em 2009, A Partida são apenas dois exemplos. Mais um pode ser incorporado a essa lista: Pais e Filhos.

O tema escolhido muitas vezes já foi explorado em telonas ou na telinha de televisão, mas não desta forma. Não com tanta sutileza. Troca de recém-nascidos na maternidade.

Cercado de costumes japoneses, o executivo rico Ryota é um perfeito workaholic. Sua prioridade é o trabalho, sempre. O filho Keita tem uma educação rígida, até com aulas de piano no “treinamento” diário. Mas isso não quer dizer falta de amor. Uma transformação radical se inicia quando Ryota e a esposa recebem a notícia de que seis anos antes seu filho biológico foi parar com outra família – e Keita veio para eles.

O que fazer? Destrocar? E a criança criada por seis anos? E a avó que joga videogame com o mesmo garoto há seis anos. Decisão difícil, que deixa uma certeza: o erro no hospital acaba com uma ou várias vidas.

Em meio à dúvida, a tosquice de Ryota, que chega a ser um imbecil com limitada visão, focada só no trabalho, dá ao filme um aspecto diferente. Os pais que criaram o filho biológico dele são seu oposto, mais pobres, mais amorosos com as três crianças que sustentam e mais desleixados até.

O espectador é conduzido para os dois lados: pode ser bom ou ruim a destroca das crianças. Mas o fim acerta em cheio ao mostrar a decisão correta a ser tomada.

As metáforas que surgem na tela a cada cena são bem colocadas. Não há cena sem um propósito. A enfermeira que trocou as crianças sendo defendida pelo filho adotivo é uma delas.

Parte da força do filme – premiado no Festival de Cannes 2013 (Júri Oficial e Ecumênico) – está no elenco, capitaneado por Masaharu Fukuyama, cantor pop de sucesso no Japão. Mas o show é mesmo de Keita Ninomiya, que interpreta o menino Keita (personagem e ator têm o mesmo nome). A sedução dele é com seu silêncio ao perceber que algo acontece em sua volta, algo ruim e difícil entendimento aos seis anos de idade.



Pais e Filhos / Soshite Chichi ni Naru


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!


Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 121 min.
Elenco: Masaharu Fukuyama, Machiko Ono, Lily Franky, Yoko Maki, Keita Ninomiya, Shogen Hwang, Jun Kunimura e Isao Natsuyagi
Direção: Hirokazu Koreeda
Roteiro: Hirokazu Koreeda
Gênero: Drama

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*