Superman
Rating
Total

Chegou às telonas o mais novo Superman. Recomeço da DC Comics no cinema, sob chefia de James Gunn, o filme do mais importante super-herói da história é… fraco.
Pode ser geracional. Aos 46 anos, já vi todos os demais filmes do Super-Homem, assim mesmo, em português, como nas décadas de 1970 e 1980 eram chamados. Peguei também, claro, os mais recentes, com Henry Cavill como protagonista.
Agora com David Corenswet assumindo o papel do Homem de Aço, estamos numa realidade em que meta-humanos existem por séculos. Porém, nos últimos três anos apareceu um novo-herói, que tem sua identidade secreta no jornalista Clark Kent.
Aparece, então, Lex Luthor, bilionário do ramo tecnológico que odeia Super-Homem. Ele inicia uma campanha contra o herói, demonstrando que a humanidade não pode depositar suas fichas de salvação em um alienígena.
Até aí, tudo bem na história. O problema é que James Gunn tenta recriar o que fez em Guardiões da Galáxia. E olha que adoro essa trilogia. Mas não tem liga.
O astro do filme, na prática, é o Super Cão. Sim, o Super-Homem tem um animal de estimação super-poderoso. E começam a pulular na tela companheiros de Luthor e do Super-Homem tão estranhos quando inverossímeis.
Quando um herói ou vilão pode tudo, pra mim perde a graça. É isso que vemos em tela.
O que tem de bom é a trilha sonora. Nisso James Gunn é mestre!
Duas interpretações merecem destaque: Nicholas Hoult como Lex e Edi Gathegi como Senhor Incrível, ou Terrific. Muito bem, os dois deixam no chinelo David Corenswet, o Superman – protocolar.
Gunn também acerta nas homenagens aos primeiros films do Super-Homem, das décadas de 1970 e 1980. O “castelo no gelo”, a roupa da vilã Engenheira e, especialmente, a música-tema. Essa, sim, encanta.
É verdade que no terço final o filme cresce, com o desfecho da história. Mas nada mais do que um belo exemplar de Sessão da Tarde.
____________________________________________________________________________________________________________
Superman
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Elenco: David Corenswet, Nicholas Hoult, Edi Gathegi, Nathan Fillion e Rachel Brosnahan
Ano: 2025
Gênero: Fantasia
Diretor: James Gunn

