Nascidos em Bordéis

Rating
Total
Zana Briski é uma fotógrafa inglesa que vive em Nova York. Iniciante na carreira, decidiu partir para a Índia, pela segunda vez, para fotografar prostitutas do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. Lá encontrou mais do que as prostitutas. Ficou fascinada em ajudar os filhos delas. Sem experiência no cinema, partiu para um documentário sobre a relação dos meninos e meninas com uma câmera fotográfica. O resultado é o belo filme Nascidos em Bordéis, sobre a mudança de vida nesta sociedade à parte na Índia, isolada e desconhecida.
Zana forneceu câmeras a oito crianças, ensinou-as a arte da fotografia e iniciou o documentário sob a perspectivas deles. Na filmadora, Ross Kauffman, convencido por ela a entrar no projeto. O esforço dos dois rendeu o Oscar de Documentário em 2005, além de prêmios ao redor do mundo, como o Sundance por escolha da audiência.
Ativista, Zana nasceu de mãe judia iraquiana e pai judeu. É inglesa, vive nos Estados Unidos e ganhou fama por um filme na Índia. É uma mistureba que dá muito certo. Inconformada, decidiu dar educação aos oito nascidos em bordéis, contra todas as adversidades que crianças filhas de prostitutas, viciados e bandidos podem ter. Também criou a Organização Não-Governamental Kids With Cameras, após a experiência indiana.
Os extras do filme (imperdíveis!) mostram que anos depois ela e Ross Kauffman retornaram a Calcutá com uma nova meta: colocar todas as oito crianças em universidades. Mesmo que não tenha dado certo (não sei se deu), um ponto é certo: Zana mudou a vida de oito pequenos indianos.
Nascidos em Bordéis / Born Into Brothels
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Ross Kauffman e Zana Briski
Gênero: Documentário
Duração: 85 min.
Ano: 2004
Baixar o Documentário – Nascidos em Bordéis – http://mcaf.ee/b9vik