Blade Runner – O Caçador de Androides
Rating
Total
Assistir recentemente a Blade Runner 2049 me acendeu a vontade de rever o original, Blade Runner. E não é que a HBO disponibilizou neste fim de semana?
De 1982, o filme é cultuado até hoje, apesar de em seu lançamento não ter sido sucesso. E lá fui eu. No começo, devo confessar, achei um tanto enfadonho. Mas aí vem o final… ah, que desfecho. Compensa o restante, e dá liga para a continuação recentemente lançada.
O longa se passa em uma decadente e futurista Los Angeles em novembro de 2019. Os humanos investem em uma nova forma de colonização, com humanos vivendo em outros planetas, em face do colapso da civilização humana. Rick Deckard é um blade runner, um caçador de androides (robôs), que se rebelaram ao serem escravizados pelos humanos e, por isso, são assassinados sempre que encontrados.
Resumidamente, o longa é uma fina ironia sobre o ser humano. As máquinas são mais humanas do que nós?
É interessante assistir à continuação antes do original. Está certo isso entrega o fim do primeiro – define-se o que é Rick Deckard, vivido por Harrison Ford, um humano ou um replicante (robô).
Aliás, aí está a beleza do final de Blade Runner. Não se obtém uma resposta certeira… pelo menos até 2017, com a continuação (Ridley Scott até já havia dado entrevistas a respeito, mas agora é que chega a certeza).
Blade Runner – O Caçador de Androides / Blade Runner
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Direção: Ridley Scott
Roteiro: David Peoples e Hampton Fancher
Elenco: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos e Daryl Hannah
Gênero: Ficção Científica
Ano: 1982
Duração: 117 min.