Eu Queria Ter a Sua Vida
Rating
Total
Troca de corpos deve ser um dos mais recorrentes temas do cinema. Pai que entra no corpo do filho, adolescente que vira idoso, homem que vira mulher. E, sempre, vice-versa. Só não há humano que incorpora cachorro (olha aí uma ideia, roteiristas!). Em todos os casos a dupla protagonista odeia a mudança no início, mas sempre acaba tirando alguma vantagem. Este Eu Queria Ter a Sua Vida é mais um.
Big – Quero Ser Grande, com o Tom Hanks, é o primeiro que vem à minha cabeça. Tem também o brasileiro Se Eu Fosse Você (1 e 2) e Tal Pai, Tal Filho. Fui pesquisar e achei muitos outros: Se Eu Fosse Minha Mãe, Sexta-Feira Muito Louca, Coisas de Meninos e Meninas, De Volta aos 18, Vice Versa e Flertando com o Inimigo. E deve haver muitos outros! Isso porque não coloquei nesta lista filmes como A Outra Face, que a troca de rostos à medicina. Esses aí são só os sobrenaturais, que em algum tipo de mágica levam uma pessoa para o lugar da outra.
Em Eu Queria Ter a Sua Vida o artifício para a troca de personalidades é uma fonte. Fala sério! Uma fonte, do mesmo tipo das milhares que existem em todo lugar. Dois amigos de infância (Jason Bateman e Ryab Reynolds – apesar da clara diferença de idade entre eles!) estão infelizes… e bêbados. Um é casado e tem três filhos. O outro, bonachão, só quer dormir e fumar maconha. Diante da tal fonte (sem moeda… ufa!) eles falam juntos “eu queria ter a sua vida”. Shannnnaaaaammmmmm.
O pior é que a troca não acontece no momento! Eles vão pra casa, fazem qualquer coisa e, pela manhã, acordam trocados.
Claro, há (poucas) situações engraçadas… para uma Sessão da Tarde. Para complicar, a fonte (que “coincidência”!!!) é retirada pela Prefeitura. E a dupla precisa descobrir onde foi parar. Começa a saga, que irá durar semanas. Em meio a isso, filme lornô (pornô light), bebê defecando, grávida desesperada por sexo…
E o que é o papel de Alan Arkin? Sabe o avô da Pequena Missa Sunshine? Faz o pai do personagem do Ryan Reynolds, o que só quer curtir a vida. Mas aparece umas duas ou três vezes. Que desperdício!
Aliás, no geral, que desperdício! Bem… pelo menos serviu para eu saber o que é “lornô”.
Eu Queria Ter a Sua Vida / The Change-Up
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE (PREFIRA BIG, QUERO SER GRANDE)
Ficha técnica:
Direção: David Dobkin
Elenco: Jason Bateman, Ryab Reynolds, Alan Arkin, Leslie Mann e Olivia Wilde
Duração: 112 min.
Gênero: Comédia
Ano: 2011
Produção: Neal Moritz


